As hérnias são defeitos (fraquezas ou orifícios) da parede abdominal, em suas regiões musculares e aponeuróticas, por onde passam normalmente conteúdo intra-abdominal, gordura ou vísceras, causando muitas vezes dor, prejuízo estético(abaulamentos) e riscos para a saúde da pessoa, como encarceramento e/ou estrangulamento. As hérnias podem ser diagnosticadas pelo médico através da história e do exame físico (normalmente suficientes), e de exames de imagem tais como ecografia e tomografias (quando necessárias). Os locais mais comuns de ocorrência são as regiões inguinais, umbilical e cicatrizes de cirurgias prévias.
O tratamento para as hérnias sintomáticas é eminentemente cirúrgico, com resultados muito bons nos dias de hoje em decorrência do aperfeiçoamento das técnicas e dos materiais utilizados (fios e telas). São várias as técnicas e opções cirúrgicas para o seu tratamento, dependendo do caso, experiência do cirurgião, opção do paciente, condição de saúde do mesmo, materiais e recursos disponíveis. As técnicas mais comuns para a correção são as chamadas convencionais (com corte e colocação de tela na maioria dos casos), normalmente usadas na região umbilical e incisões prévias, mas também podendo ser usada nas regiões inguinais. As laparoscópicas (com acesso ao abdome através de pequenas incisões e colocação de tela por dentro), normalmente usadas nas regiões inguinais. As correções cirúrgicas das hérnias abdominais costumam ser bastante rápidas e pouco dolorosas, em nível ambulatorial (sem internação) ou com internações de curta permanência (1 ou 2 dias), dependendo do tipo e tamanho da hérnia, mas também da técnica escolhida para a cirurgia e condição de saúde do paciente.
É importante que todo paciente ao perceber ou suspeitar da presença de hérnia em seu abdome, procure atendimento médico para avaliação, nem sempre significa que necessitará de cirurgia, porém o conhecimento de ser possuidor ou não e dos sintomas de complicação são de fundamental importância para a prevenção de possíveis complicações que poderão colocar em risco sua saúde.